David Robert Jones, muito mais conhecido como David Bowie nasceu dia 8 de janeiro de 1947 e veio a falecer ontem dia 10 de janeiro de 2016. Ou seja, Bowie passou dessa para uma melhor dois dias após o seu aniversário e dois dias após o lançar seu última álbum, denominado de Blackstar.
Bowie estava com um câncer (procurei por toda a internet qual seria o câncer, mas não achei nada) havia 18 meses e esse álbum fora gravado como uma despedida desse plano terreno e uma maneira linda de celebrar a vida e a obra desse artista que rompeu com os paradigmas de sua época.
A vida de Bowie e toda a sua carreia não cabem nesse pequeno post, pois Blackstar é o seu vigéssimo quinto álbum de estúdio. Mas sugiro procurar mais sobre a vida deste ícone em livros, reportagens, filmes entre muitas coisas que Bowie participou ou escreveram sobre ele.
Blackstar inicia com a música homônima que é uma canção com 9 minutos com bastante saxofone e uma pegada de Jazz com uma mistura de Space Rock, com uma letra desconexa e que pode soar repetitiva, mas grande parte das vezes que se escuta a palavra "Star", nem sempre o adjetivo "Black" está associado a ela. Bowie aproveita essa música para dizer o que ele fora e o que ele não fora nessa vida. Ele fala que não é um popstar; nem uma estrela do cinema; nem uma estrela do pornô; nem uma estrela branca. Ele é uma estrela preta.
Blackstar também virou clipe que pode ser conferido logo abaixo. O clipe também possui nove minutos e funciona como um curta surrealista de certa forma. A letra da composição já dá margem para interpretações de cultos pagãos similares aos descritos por Aleister Crowley (famoso ocultista). O clipe fica mais nítida essa relação. Enfim, vou parar de falar sobre o clipe e vou deixar vocês terem suas próprias conclusões:
'Tis a Pity She Was a Whore é a segunda música do álbum e tem um belo coro vocal, piano e metais seguindo a ideia meio Jazz da primeira canção. Existe um livro com um título bem parecido, mas acho que não são relacionados ao meu primeiro olhar. O livro se chama "Tis a Pity She's a Whore", mas a história aborda incesto entre irmãos e a música parece não versar sobre isso.
Lazarus é a composição que Bowie parece falar sobre sua situação e o clipe mostra a mesma coisa. Primeiro, vou falar sobre a música que tem versos poderosos e uma onda melancólica. Bowie fala com naturalidade sobre a sua partida, sabendo que estará livre, que poderá voar como um pássaro. Ele fala também que não tem mais nada a perder. O clipe- que também pode ser visto a seguir- mostra Bowie em uma cama com lençóis brancos, paredes brancas numa clara alusão a um hospital.
Lazarus mostra o mesmo personagem do camaleão com os olhos vendados e com olhos de botão. Mesmo essa música sendo um grande passo na aceitação de sua ida, o que me parece é que Bowie gostaria de voltar para a Terra, assim como acontecera com Lázaro após ser ressuscitado por Jesus.
Sue (Or In A Season Of Crime) é uma composição mais agitada, porém Bowie a canta de maneira mais ralentadae narra a história de uma pessoa chamada Sue que aparentemente terá em sua lápide a inscrição "Sue, a virgem" que abandona o Eu Lírico por outra pessoa e deixa apenas um bilhete.
Girl Loves me é a quinta desse curto álbum que traz uma voz doce de Bowie, uma bateria bem marcante e Dollar Days é outra balada que fala sobre que Bowie está morrendo também e que deseja rever algumas coisas novamente, mas que ele está tentando.
I Can't Give Everything Away pode soar como um último suspiro de Bowie por ser a última música do álbum ou por ser a última música que ele comporia em vida, mas a sétima canção desse belíssimo álbum mostra a faceta lúcida dele, mesmo passando por um tratamento pesado, um momento pesado. Mesmo assim, ele diz em alto bom som que não pode ser livrar de tudo assim tão fácil.
Espero que tenham gostado do nosso post de hoje. Descanse em paz, David Bowie! Sua passagem por aqui, me fez crescer e aprender bastante sobre a arte. Para quem não conhecia o trabalho dele, recomendo procurar alguns trabalhos para que a paixão aconteça de uma vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário