sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Lollapalooza 2016


     Lollapalooza é um festival de música que abarca diversos estilos musicais, desde o rock alternativo até o rap; permeando a música eletrônica e o pop. Ou seja, é um festival diverso e que costuma agradar qualquer ouvido, pois sempre haverá algum som em um dos três palcos que o evento possui.
     O evento foi idealizado em 1990 por Perry Farrell e Bill Graham. Perry pensou no evento como uma forma de fazer a última turnê com sua banda a Jane´s Adiction e contou com nomes importantes do movimento da época, como: Living Colour; Ice T; Nine Inch Nails; entre outras.
     O festival continuou acontecendo anualmente sempre trocando de cidade pelos EUA e Canadá; até que depois da edição de 97, o festival parou de ser realizado e voltou à ativa em 2003. Porém a edição de 2004 foi cancelada. Com isso, a edição de 2005 foi repaginada e o festival passou a ser realizado sempre em Chicago.
     O termo Lollapalooza tem como etimologia: "Uma extraordinária ou incomum coisa, pessoa, ou evento: um exemplo excepicional ou circunstância" e também passou a significar um pirulito grande (por isso: um dos mascotes do festival está com um pirulito na mão). O nome surgiu após Farrell ouvir a palavra em um episódio dos Três Patetas cuja sonoridade o agradou.
     O festival teve sua primeira edição fora da América do Norte em 2011 e fora realizado no Chile. Com isso, o festival desembarcou no Brasil, na cidade de São Paulo, em 2012 e trouxe como grandes atrações Foo Fighters e Arctic Monkeys. Desde então o festival acontece anualmente em São Paulo na época da páscoa ou próxima a essa data.
     Tive a oportunidade de ir a duas edições do festival aqui no Brasil em 2013 e 2014. Em 2013, eu fiquei encantado com o festival, pois foi uma excelente oportunidade de conhecer sons de bandas que nunca havia escutado e que hoje sou bastante fã, como: Alabama Shakes, Gary Clark Jr, Two Door Cinema Club. Foi a primeira vez que vi Queens Of The Stone Age ao vivo (depois dessa, já vi a banda mais duas vezes). Foi nessa edição que comecei a estreitar meu laço com a música eletrônica quando vi o set do Steve Aoki. Além desses shows, eu vi Criolo cujo trabalho já conhecia.
    Vi isso tudo em um dia apenas. Pois só fui em um dos três dias em 2013. Na edição de 2014, eu não pretendia ir; mas quando confirmou Muse, comprei o ingresso na hora. Porém a edição de 2014 me deixou muito a desejar. Pois houve a mudança do local do Jockey para o autódromo de Interlagos, ou seja: saiu de uma menor, com os palcos em uma linha reta para um local enorme com palcos muito distantes. Resultado: Consegui ver apenas três shows, sendo que o primeiro que vi já estava acabando. Consegui assistir apenas: Imagine Dragons (de muito longe); Flux Pavillion na tenda eletrônica e Muse. Perdi mais tempo andando para lá e para cá do que vendo shows.
    Com isso, deixei de ver diversos shows que poderia assistir, mas optei por não ir com receio de perder muito tempo na transição de um show para outro. Nisso, perdi shows da Lorde, Phoenix, NIN entre outros que não lembro agora.
    Disseram que isso melhorou para o ano passado, mas não estava lá para conferir. Fato positivo e negativo que o festival possui ao mesmo tempo: Muitas bandas. Ele é positivo, pois é mais chance de conhecer novos sons; porém o fato de os palcos ocorrerem simultaneamente é um ponto negativo, pois você sempre vai ter que escolher o que assistir. 
    A edição de 2016 vem com nomes muito fortes, como: Eminen, Snoop Dog e Emicida, Karol Conka na parte de Rap e Hip Hop; Tame Impala, Munford & Sons, Florence + The Machine e Alabama Shakes, Marina And The Diamonds na parte rock alternativo e a parte da música eletrônica está bem representada com Zedd, Zeds Dead, Jack Ü. A programação por dia de festival, pode ser conferida na imagem abaixo.

    A equipe No Stereo está com uma perspectiva de trazer reviews das bandas que irão tocar no festival. Devemos começar com as bandas mais desconhecidas para que vocês possam conhecer o trabalho e já começar a optar qual show ver ao vivo ou na sua televisão. Para que comecem a entrar no clima, preparamos uma playlist com algumas músicas de alguns artistas que tocarão no festival desse ano.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário