David Eric Grohl, mais conhecido como Dave Grohl, nasceu em 1969 em Warren no Estado de Ohio; EUA. Mesmo com seus 46 anos de idade, Dave parece ser um menino em suas apresentações. Muitos o conhecem pela sua sólida carreira no Foo Fighters.
O que as pessoas pouco sabem é que esse cara movimenta e muito a cena musical! Para quem acha que ele é foda por ter sido membro de duas bandas de sucesso (Nirvana e Foo Fighters) vai ficar surpreso em tantas coisas que ele já colocou a mão no meio musical.
Dave começou a aprender a tocar guitarra com 12 anos, mas depois de um tempo começou a aprender de uma maneira autoditada, o mesmo ele fez com a bateria e outros instrumentos. Quando era jovem, se apaixonou pelo Punk Rock por causa de um verão na casa de uma prima que levou ele e sua irmã para diversos shows de Punk da região.
Após regressar a sua cidade, Dave tocou em diversas bandas de Punk do colégio até que começou como Guitarrista na banda Freaky Baby. Nesse período, começou a estudar bateria e após a saída do baixista; a banda fora repaginada. Dave assumiu as baquetas e mudaram para o nome de Mission Impossible. O Spotify não possui nenhuma canção dessa banda, mas não se preocupem!
Vocês podem ver o jovem Dave mandando ver na bateria nesse show caseiro que aparentemente foi filmado pela mãe dele. Confiram no vídeo a seguir:
Após o término do Mission, Dave não ficou parado e juntou os remanescentes do Mission Impossible e fundaram a Dain Bramage que segue com a pegada Punk Rock, mas com uma sólida bateria cheia de viradas e sessões rítmicas mesmo para um jovem baterista. Novamente, não pude encontrar nenhum material da banda no Spotify. Mas o bom e velho Youtube está recheado de material deles. Segue o primeiro Demo da Banda:
Dain Bramage (Só eu que achei o trocadilho não tão legal assim?) acabou a partir do momento que Dave deixou a banda para tocar na banda Scream (que já era mais conhecida e consolidada no meio musical). Dave participou da gravação do quarto e do quinto álbum da banda.
No More Censorship é o quarto álbum, mas não consta no Spotify do Scream, o quinto álbum- Fumble- está no serviço de streaming e algumas músicas dele estão contidas na nossa playlist, como Gods Look Down que tem Grohl como vocalista. O álbum No More Censorship pode ser conferido a seguir:
Durante uma turnê na Europa que fora cancelada antes mesmo de terminar, Dave estava procurando por emprego e contatou um amigo, Buzz Osborne da banda Melvins, que passou o telefone de Cobain e Novoselic.
Dave foi chamado para uma audição e conseguiu a vaga. Com isso, Grohl acabara de entrar para o Nirvana. Em 1991, Nirvana lança o seu álbum mais famoso (aquele da capa do bebê pelado na piscina) o Nevermind e com um dos maiores sucessos da banda nele: Smells Like Teen Spirit (única música do álbum que tem autoria dividida por Cobain com Novoselic e Grohl.
Antes do lançamento do In Utero (1993), terceiro álbum do Nirvana e o segundo com Dave Grohl, Dave lançou uma cassete com o pseudônimo de Late! cujo o nome do trabalho é Pocketwatch. Tal trabalho não tem no spotify, mas pode ser conferido a seguir:
Com a partida de Cobain para outro plano austral em 94, Dave estava perdido e sem chão e decidiu gravar sozinho um disco, onde ele toca todos os instrumentos. Ele decidiu guardar esse material e fez uma breve turnê com Tom Petty and The Heartbreakers, tocando inclusive no programa SNL- Saturday Night Live. Tom o convidou para fazer parte da sua banda, mas Grohl queria dar novos passos e ter sua própria banda. Assim iria surgir o Foo Fighters em 1995.
Dave já começara a participar das produções de seus amigos e de outras bandas já na época de Nirvana, onde participou do EP do Melvins, banda de Buzz Osborne (aquele que arranjara emprego para Dave no Nirvana) em 1992, cuja a primeira música começa apenas com a bateria e já demonstra a sua verdadeira intenção.
O primeiro disco com aparição de Grohl pós fim do Nirvana fora o Ball-Hog or Tugboat em 1994 de Mike Watt e uma grande time do grunge, como Eddie Vedder (Pearl Jam), Pat Smears (Nirvana) entre outros muitos músicos.
Além do Foo Fighters, ele fez parte de diversos grupos, como: Harlingtox Angel Divine, Tenacious D (banda de Jack Black), Queens Of The Stone Age, Probot (Com Lemmy Killmaster, Max Cavalera e muitas outras pessoas) e Them Crooked Vultures (Com Josh Homme- QOTSA- e John Paul Jones, sim! Pasmem! O baixista do Led Zeppelin).
Sem contar as inúmeras participações em diversos discos de diferentes estilos musicais, desde Heavy Metal até Rap com Puff Daddy. Dave tem participações de uma música em alguns álbuns, outros ele toca no álbum todo, outros ele produz as músicas...
Esse é Dave Grohl, multi instrumentista que gosta tanto de música que não se contenta apenas com o som de suas bandas. Espero que tenham gostado, algumas músicas não entraram devido ao fato de não ter no Spotify. Caso queira sugerir algum artista para "conexões musicais", entre em contato. Dê o play e se divirta. Até a próxima!
Maravilhoso!!! Amei o post!!! Sou super fã e amei que o nosso primeiro conexões musicais foi sobre esse artista tão completo e apaixonado pela música que é o Dave <3
ResponderExcluir